Avançar para o conteúdo principal

"Os Verdes" denunciam agressão ambiental no Parque Natural




O partido ecologista “Os Verdes” denunciou esta quarta-feira um eventual atentado ambiental à floresta do Parque Natural de Sintra e Cascais, que pode passar pelo abate de milhares de pinheiros de pequeno e grande porte e anuncia que vai dar entrada com carater “urgente na Assembleia da República” um requerimento a pedir a presença do presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, engenheiro Rogério Rodrigues, com vista ao esclarecimento” daquilo que é considerado “uma agressão ambiental numa área protegida”.

“O ICNF prepara-se para abater milhares de pinheiros no Parque Natural Sintra - Cascais na área que liga a Lagoa Azul à Malveira da Serra e à Pedra Amarela, ao longo de vários da EN 9-1 e para dentro da serra”, afirma o partido ecologista em comunicado.

De acordo com “Os Verdes”, foram marcados sem razão aparente para abate milhares de pinheiros de pequeno e grande porte nesta extensão.

No entender do PEV “este abate só pode ter como objetivo razões economicistas e demonstra uma total despreocupação ambiental de uma zona florestal numa área protegida”. 

“O número assustador de pinheiros e cedros marcados, caso se concretize, um atentado grave para o ambiente, pois deixarão uma vasta área de solos a descoberto à mercê da erosão e da invasão de infestantes”, precisa o partido ecologista.

“Estamos a falar de uma área florestal localizada no Parque Natural de Sintra/Cascais,  gerida pelo ICNF onde a gestão florestal deve ter em conta mais do que em qualquer outro lugar preocupações ambientais”, concluí o comunicado.

Comentários